Sacrifícios em Nome da Arte

011

Diversos actores submetem-se a transformações físicas que, muitas vezes, vão além do considerado razoável. Algumas dessas transformações são tão incríveis que os tornam quase irreconhecíveis. São diversos os casos em que as mudanças físicas vão muito além da simples caracterização. Desde que Robert De Niro engordou mais de 25 quilos para desempenhar o papel do pugilista LaMotta em O Touro Enraivecido, a perda ou o ganho de peso tornou-se um teste à dedicação de um actor ao seu trabalho. Em casos extremos, esses “sacrifícios” levam a alterações corporais que colocam a vida dos actores em risco, como aconteceu, por exemplo, com a excessiva magreza a que Christian Bale se submeteu para desempenhar o papel de Trevor Reznik em O Maquinista.

1515392399_2e690398c4

CHRISTIAN BALEO Maquinista e Batman Begins

Sacrifício: Emagreceu 28 quilos e pouco tempo depois ganhou 50 quilos de massa muscular

O exemplo mais espectacular de transformação física conseguida por um actor aconteceu com Christian Bale em O Maquinista, onde para interpretar o papel de Trevor Reznik (um homem que sofre de insónia e que no limite das suas forças, trabalha sem dormir há mais de um ano) perdeu 28 quilos (passou dos 83 para os 55 quilos), que representavam cerca de 1/3 da sua massa corporal e que o colocaram com um aspecto cadavérico. Até hoje, trata-se da maior quantidade de peso perdido por um actor para desempenhar um papel. O realizador Brad Anderson sempre fez questão de dizer que nunca pediu ao actor para perder tamanha quantidade de peso (terá pedido que emagrecesse cerca de 7 kg). Assim, muitos terão feito a seguinte pergunta: porquê que face à ausência de um pedido expresso por parte do realizador, Christian Bale o fez?

Anderson considera que Bale “é daqueles actores que precisa de mergulhar de cabeça no papel. Ele torna-se aquela pessoa que está a interpretar”. É aquilo a que se chama de “method-acting”, uma técnica através da qual os actores tentam replicar na vida real emoções e comportamentos vividos pelos personagens desempenhados, numa tentativa de criar uma interpretação o mais realista possível.

Bale refere que na altura nunca lhe passou pela cabeça que a dramática perda de peso a que se sujeitou lhe pudesse trazer algum tipo de problema de saúde. “Eu tive o que pode ser apelidado de sentimento estúpido de invencibilidade, do tipo ‘Oh, eu consigo fazer isto, eu consigo lidar com isto!’”. Se analisarmos algumas das suas declarações da altura, verificamos que o tipo de comportamentos e crenças não era muito diferente daqueles que encontramos nas anorécticas. “Eu estava intrigado com uma natureza perversa de mim mesmo, que passava por ver se eu conseguia atingir os limites”. Mesmo quando pesava apenas 55 quilos, Christian Bale queria perder mais 9 quilos. E o pior é que a perda de peso não passou por uma dieta especial ou pela eliminação de certas comidas. Na realidade, passou pela eliminação de praticamente toda a comida (comia saladas e maças, mastigava pastilhas elásticas, bebia café e fumava cigarros), ao mesmo tempo que praticava muito exercício físico. O seu objectivo principal era parecer-se com alguém que não dormia há 1 ano.

Este feito torna-se ainda mais inacreditável porque cerca de 6 meses após terminar o filme, ele já havia recuperado 45 quilos de massa muscular para vestir a pele de Batman no filme Batman: O início. O próprio actor falou sobre essa experiência ao dizer que “passaram apenas 6 semanas entre o final das filmagens de O Maquinista e o teste para o Batman. O realizador, Christopher Nolan, pediu-me para tentar engordar o máximo possível porque acreditava ser quase impossível convencer os estúdios a contratarem-me se eu estivesse demasiado magro. Foi aí que exagerei … aconselharam-me a ir com calma porque o meu estômago tinha encolhido, mas fui logo para as pizzas, gelados, comia 5 refeições de uma só vez … o meu estômago expandiu muito rápido … estive muito doente durante esse período, mas gostei de ter estado doente. Em pouco tempo engordei mais do que devia”. Esse esforço foi, sem dúvida, uma grande fonte de stress para o seu corpo e coração.

Actualmente, Bale considera que se tratou de um acto irreflectido e estúpido e que não pensa repetir tal proeza, até porque não quer ser lembrado como sendo “aquele tipo que perde peso para todos os papéis”. Apesar de ter sido uma óptima estratégia para alcançar reconhecimento público e afirmar-se como actor dedicado, coloca-se a questão: seria indispensável perder tanto peso para aquele papel em particular?

vincent-donofrio-full_l

VINCENT D’ONOFRIOFull Metal Jacket

Sacrifício: Engordou 32 quilos

Vincent D’Onofrio detém o recorde mundial do actor que mais peso ganhou para um filme, ao engordar 32 quilos (passou de 90 para 127 quilos) para desempenhar o papel de um soldado que combateu na Guerra do Vietname em Full Metal Jacket, filme realizado por Stanley Kubrick.

chapter27

JARED LETOChapter 27 e Requiem for a Dream

Sacrifícios: Engordou 28 quilos para Chapter 27 e emagreceu 13 quilos para Requiem for a Dream

Chapter 27 conta a história de Mark David Chapman, o assassino de John Lennon e conta com a presença do actor Jared Leto que engordou 28 quilos para encarnar o protagonista. O processo de engorda não foi fácil para o actor. Na altura, Leto era vegetariano e tinha que comer uma grande pizza todos os dias ao jantar. “Apesar de muitas pessoas acharem que deve ter sido agradável, aquilo não era nada divertido. Eu via-me obrigado a comer de forma tão exagerada que até tinha vontade de vomitar. O meu corpo estava a deteriora-se e isso era muito mau.”

Actualmente o actor arrepende-se de se ter sujeitado a tamanho aumento de peso e já disse que nunca mais fará isso devido aos problemas de saúde que isso lhe trouxe. “Eu não sei se teve a ver com um problema de gota (doença gerada pelo aumento de ácido úrico no sangue), mas eu tinha definitivamente um problema no meu pé. No final das filmagens, a dor que sentia era gritante“, afirmou. “Eu não podia andar durante muito tempo. Tinha sempre uma cadeira por perto devido à dor. O meu corpo estava em choque devido ao peso que ganhei”, conclui. Jared Leto ainda comentou sobre o tempo que levou para voltar à sua forma normal. “Demorou cerca de um ano para que eu voltasse a ter uma forma física em que me sentia ‘semi-normal’. Eu não sei se voltarei à forma física que tinha antes do filme”.

Esta não foi a primeira vez que Jared Leto se sujeitou a mudanças corporais para um filme. Para interpretar o toxicodependente Harry Goldfarb em Requiem for a Dream, já havia emagrecido 13 quilos, mas o actor considera que é muito mais fácil emagrecer do que engordar.

raging20bull20wallpaperlb5

ROBERT DE NIROTouro Enraivecido; Taxi Driver; O Cabo do Medo

Sacrifícios: Engordou 27 quilos para Touro Enraivecido; emagreceu 16 quilos para Taxi Driver e pagou para lhe estragarem os dentes em O Cabo do Medo

De Niro provou-nos que ir aos extremos pode ser recompensador. Para desempenhar o papel de Travis Bickle em Taxi Driver, ele emagreceu 16 quilos e foi nomeado para o Óscar de melhor actor. Alguns anos depois, os 27 quilos ganhos para viver a fase decadente de Jake La Motta em O Touro Enraivecido, terão contribuído para que ganhasse o Óscar de melhor actor em 1980. Além do ganho de peso que o tornou quase irreconhecível, De Niro viu-se ainda “obrigado” a aprender a lutar boxe, a tocar saxofone e a afiar os seus dentes para tornar a personagem ainda mais realista.

A produção do filme dividiu-se em duas partes. Grande parte das cenas, incluindo todas as cenas de boxe, foram filmadas primeiro. Seguiu-se uma pausa de vários meses, que teve como objectivo esperar que De Niro engordasse (segundo consta comendo comida italiana). Martin Scorsese disse em algumas entrevistas que as cenas de Jake La Motta gordo foram filmadas rapidamente em poucos takes devido à limitação física de De Niro.

Durante 7 anos, De Niro foi o detentor do recorde mundial de “maior quantidade de peso ganho para um filme”, ultrapassado entretanto por Vincent D’Onofrio, que engordou 32 quilos para o seu papel em Full Metal Jacket (1987).

Mas existem muitos outros exemplos de sacrifícios suportados por Robert De Niro. Voltou a engordar para viver o Al Capone em Os Intocáveis e pagou cerca de 5.000 dólares a um dentista para lhe estragar os dentes para desempenhar o papel de Max Cady no filme O Cabo do Medo. Depois das filmagens desembolsou mais de 20.000 dólares para lhe voltarem a arranjar os dentes. Para este filme, foi ainda tatuado com tinta vegetal que desapareceu passado alguns meses.

monster3a

CHARLIZE THERONMonstro

Sacrifícios: Engordou 15 quilos, colocou implantes dentários, “estragou” o cabelo e sujeitou-se a horas de caracterização

Não podemos negar que Charlize Theron mereceu o Óscar pela sua interpretação da assassina Aileen Wuornos em Monstro. Para ficar parecida com Aileen, Charlize engordou 15 quilos (conseguidos à base de muitos donuts Krispy Kreme e batatas fritas) e estragou o cabelo (tornando-o extremamente seco e descolorado).

Mas a transformação física era apenas parte do processo. Com a maquilhagem, conseguiu esconder toda a sua beleza e sensualidade. O cabelo já por si estragado, passou a ter um aspecto sujo e oleoso, os implantes dentários serviram para replicar os dentes arredondados e manchados de Aileen e as lentes de contacto castanhas esconderam os bonitos olhos azuis de Theron. Todo este processo, foi ainda acompanhado por uma forte mudança de atitudes. “Desde muito cedo soube que teria de compreendê-la … e a única forma de o conseguir seria colocar-me numa situação em que eu pudesse sentir as mesmas coisas que ela sentia … ela teve um filho com apenas treze anos e não gostava do próprio corpo. Assim, eu teria que modificar o meu corpo … eu tenho um corpo atlético e não sei como poderia ter desempenhado este papel sem modificá-lo … só assim consegui colocar-me na pele da Aileen” disse Charlize Theron.

 

Fonte: redcarpet

Anúncios

~ por fidalgodias em Dezembro 29, 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: